Páginas

22/03/2015

Doe esperança, doe tempo

Oi, gente. Tudo bem?

O post de hoje é sobre uma experiência, que eu tive há algumas semanas, e foi enriquecedora. A experiência de levar a esperança para aqueles que precisam.

Fonte: Pinterest

Pouco antes do Natal o grupo jovem (eu inclusa) fez uma visita a uma casa de reabilitação para dependentes químicos. A casa é mantida com doações e é comandada por freis franciscanos. Atualmente, 30 homens estão em tratamento, tentando largar o vício das drogas.

A experiência que tivemos e a troca foi tão grande que resolvemos voltar e, dia 8 de março, fizemos a segunda visita. A visita funciona da seguinte forma, nós preparamos uma atividade religiosa para fazer com eles, ouvimos aqueles que querem falar e lanchamos juntos.

No começo todos estavam um pouco tímidos, mas logo cada um dos internos contava um pouco sobre sua experiência e como estava sendo lidar com a internação (mais ou menos como funciona a reunião de apoio ao câncer em a Culpa é das Estrelas). A felicidade deles era enorme, tanto por estarem desabafando quanto pelo fato de nós, jovens, estarmos lá passando a nossa tarde de domingo com eles. Quer dizer, poderíamos estar fazendo qualquer outra coisa, mas escolhemos ir visitar um grupo de pessoas que é excluída da sociedade.

A primeira coisa que os dependentes químicos sofrem é a discriminação. Poucos entendem que a dependência é uma doença e que precisa ser tratada ao invés de ignorada. Então, ao ter contato com pessoas que não estavam ali para fazer qualquer tipo de julgamento, eles se sentiram vivos e esperançosos. A nossa presença fez a esperança que eles têm de dar a volta por cima crescer um pouquinho. Mas o que nós fizemos por eles não é nada em comparação a nova perspectiva que passamos a ter das nossas próprias vidas. Tenho que dizer que eles mudaram a minha visão de mundo e me fizeram dar mais valor a minha família e as minhas conquistas. Nas duas visitas recebi bem mais do que o que eu tinha para dar.

Em mais ou menos duas horas e meia de visita nós não só fomos inspirados pela luta que os dependentes em tratamento enfrentam todos os dias como fortalecemos a vontade deles de lutar. Cada dia que eles passam é difícil. A abstinência traz dores, enjoos e até mesmo os faz alucinar, o que faz muitos desistirem do tratamento. Aqueles que continuam apesar das dificuldades, ainda enfrentam a desesperança e o preconceito.

Há única forma de mudar isso é levando apoio, amor e compreensão para aqueles que precisam. Não só os dependentes químicos, muitos outros grupos que sofrem preconceito diário precisam de atenção. Orfanatos e asilos, por exemplo, também precisam de pessoas dispostas a ajudar e ouvir. Doações materiais são necessárias e fazê-las é bom e traz uma sensação de solidariedade. Porém a doação emocional é ainda mais abrangente quando tudo que algumas pessoas precisam é de um sorriso e um ombro amigo.

Então eu convido você a doar um pouquinho do seu tempo para quem está enfrentando uma luta maior que a que podemos imaginar. Encontre uma instituição que aceite visitas e pode ter certeza que você vai aprender e se emocionar muito mais do que as próprias pessoas necessitadas.

É isso ai, galera. Espero que tenham gostado. Não esqueçam de comentar, vou adorar ler o que vocês têm a dizer.

Beijoooos

14 comentários:

  1. Adorei o post e também o blog!
    Beijos! *-*
    http://sombranopincel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana a iniciativa, Amanda!
    Parabéns ;)

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente parabéns pela inciativa, isso é maravilhoso, mais pessoas deveriam pensar como você e seu grupo. As vezes só fazer companhia para pessoas que precisam é tudo o que eles querem, e ajuda tanto, que não sei porquê há tanta relutância das pessoas. Eu já tive algumas experiências, uma das mais legais, foi com o meu grupo de catequese. Combinamos em um dia, em vez de um encontro normal, irmos na casa de alguém necessitado e levarmos algumas comidas, cada um levou um pouco e fomos vistar um homem bastante pobre. O homem morava sozinho, era muito pobre, e não parecia muito lúcido na maior parte do tempo, mas tocava gaita como ninguém, e ele só queria isso, que escutássemos ele cantando. Outra vez, fui com a escola visitar a APAE, numa feira de artesanato, você precisava ver a felicidade nos rostos daquelas pessoas portadoras de necessidades especiais, apenas por estarmos admirando seu trabalho, que por sinal, era muito bem feito. Enfim, fazer esse tipo de coisa sempre é ótimo, e que nunca percamos a vontade de fazer algo bom pelo próximo. Beijos
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nossa sociedade acaba nos deixando distantes das outras pessoas e nos cegando um pouco quanto as necessidades alheias. A doação material não é a única doação que pode ser feita. Como no seu relato, o homem só queria ser ouvido tocando e as pessoas com necessidades especiais só queriam que seu ótimo trabalho fosse apreciado. Foi exatamente por isso que a coordenadora do Crisma nos sugeriu a visita. Concordo com você: Que nunca percamos essa vontade!!
      Obrigada pelo comentário :)
      Beijooooooos

      Excluir
  4. Olá,
    Eu sempre tive vontade de fazer trabalho voluntário, estava organizando projetos com a minha mãe ano passado, mas que estão prestes a se concretizar nesse ano. Mas doar o nosso tempo para uma causa maior é mesmo recompensador.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!! É muito bom saber que as pessoas ainda se preocupam com as outras.
      Obrigada pelo comentário.
      Beijoooos.

      Excluir
  5. Amiga olha primeiramente tenho que te dar os parabéns pela sua iniciativa de ter colocado esse texto aqui para que seus leitores lessem, até porque enquanto estava lendo eu fiquei bastante surpresa com suas palavras, principalmente por conta das condições dessas pessoas que sofrem por conta das drogas e que as vezes acabam nem saindo por conta de toda dificuldade que passam, mas mesmo assim adorei seu ponto de vista, até porque você está certa em dizer que é bom se doar para as pessoas que realmente precisam de atenção e carinho. Acho que A CURA está mesmo nas próprias pessoas que vão fazer a visita e que vão lá para dar a atenção que elas realmente necessitam. Não só o tratamento médico, mas sim o amor, carinho, atenção e respeito. Isso é muito bacana e então quando estava terminando a leitura do seu texto pensei até em visitar hospital onde tem crianças com câncer, ou até mesmo orfanatos, asilos, enfim, porque são lugares que realmente precisam de atenção e amei tudo que tu colocou aqui. PARABÉNS !! Faça isso sempre amiga, porque isso nos trás uma lição de vida muito valiosa =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-labirinto-de-espelhos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! A atenção e o carinho realmente ajudam muito o tratamento, já que muitas vezes eles só precisam de alguém que acredite neles.
      A intenção do post era exatamente essa, rs, instigar as pessoas a terem vontade de doar tempo aos necessitados. Se você conseguir visitar um desses lugares, não esquece de comentar aqui de novo me contando como foi :)
      Muito obrigada pelo comentário!
      Beijooooooos

      Excluir
  6. A discriminação que leva muitas vezes dependentes químicos ou outros a desistirem de se tratar . Simplesmente uma vergonha .
    Muito legal a iniciativa , melhor ainda que você fez um post falando do assunto.
    Bjnhs

    http://karoline-o-meu-melhor.blogspot.com/2015/03/um-aliado-contra-acne.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, julgar alguém que está passando por esse tipo de tratamento é o pior que se pode fazer.
      Muito obrigada pelo comentário :)
      Beijooooos

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Qual é editor que vc usa na foto para deixar com esse circulo transparente?

    ResponderExcluir